Projeto RIO VIVO - Em prol do Rio Paraíba do Sul


Há mais de 10 anos a BAND VALE promove o PROJETO RIO VIVO, que através da comunicação e educação ambiental busca alertar e mobilizar a população do Vale do Paraíba em prol do grande rio que abastece três estados e dá o nome à região: o Paraíba do Sul*. O ENTRE SERRAS participou do projeto através de uma Trilha Ecológica que você poderá conferir no post abaixo.





SOBRE O PROJETO

 Com o patrocínio da FIBRIA e VINAC Consórcios, o projeto possui várias iniciativas. Entre elas:
- Mesas de debate na Radio Stereo Vale 103,9 FM, com autoridades do poder público, ambientalistas e ONG's, para cobrar soluções e discutir bons modelos de preservação.
- Concursos de Fotografias e Desenhos
- Expedições Rio Vivo, que tem o objetivo de educar os participantes com atividades e desafios em meio a natureza (acampamento, navegação, exercícios físicos e esportes de aventura).
- Trilha Ecológicas, que guiam os participantes  por algumas das trilhas mais famosas da Mantiqueira e da Serra do Mar, reforçando a importância da preservação do meio ambiente.


TRILHA ECOLÓGICA PEDRA DA ONÇA - 29 de Junho de 2013

Durante todo ano o RIO VIVO abre inscrições para pessoas dispostas a participar de suas trilhas ecológicas. Os destinos geralmente são escolhidos em áreas de nascentes e mananciais que alimentam a Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul. O Entre Serras foi chamado para registrar a trilha até a Pedra da Onça, em São Francisco Xavier, organizada e guiada por nossos amigos e parceiros dos Trilheiros do Valle. O passeio contou com alimentação e seguro para os caminhantes, que precisaram se preocupar apenas em admirar as belezas do local.



Ao final da trilha, no interior de uma mata nativa protegida pelo Sítio Cheiro de Mato, todos os participantes foram presenteados com um encontro inesquecível  - nosso querido e ameaçado habitante do dossel da Mata Atlântica, o Macaco Muriqui, bamboleando-se entre os galhos sobre nossas cabeças; um grupo de uns 10 indivíduos, e entre eles havia algumas fêmeas carregando filhotes, o que sempre nos deixa muito esperançosos. Um dos filhotes exibiu sua recém adquirida destreza nos galhos para nossa câmera.  



Este que vos escreve, enquanto entretido em gravar essa cena, foi alvejado acidentalmente por fezes de um desses animais que repousava em uma árvore logo acima. Pude comprovar na prática que o Muriqui se trata mesmo de um grande semeador de florestas: analisando suas fezes, confirmei que são constituídas também por sementes intactas, as quais, quando passam pelo processo digestivo do macaco, se tornam ainda mais preparadas para a fertilização.




VÍDEO ENTRE SERRAS + RIO VIVO

Participe dessa caminhada assistindo ao vídeo abaixo:



Segue, também, um ótima matéria sobre os 10 anos do Projeto RIO VIVO exibida no programa Vale Ecologia, nos ensinando ainda mais sobre a situação atual do Rio Paraíba do Sul:



Nao deixem de participar das próximas iniciativas do RIO VIVO, acompanhando pelo blog e facebook do projeto:


*Bacia Hidrográfica do Paraíba do sul  




Nome do Autor

Sobre o autor: Família, amigos, florestas, montanhas, praias, bichos, música, aventura, antropologia, história, ciência, literatura, audiovisual e, lá no fundo, talvez o João. ProjetoEntreSerras

Um comentário:

  1. Meu grande amigo e irmãozinho João Massote, ficou extremamente maravilhoso esta matéria!!! Parabéns e Obrigado!!!

    ResponderExcluir