Reconhecendo pegadas de animais


Como muitos animais são ativos durante a noite e se escondem durante o dia, não há experiência mais instigante para um ecoturista do que pode caminhar na natureza ao lado de uma pessoa competente que saiba reconhecer os animais silvestres pelas marcas que eles deixam no chão. As pegadas podem nos dizer que animal há na região (pelo formato), qual o peso dele (pela fundura), se estava correndo ou andando (pela distância entre as pegadas), se faz tempo que passou por ali (se a pegada estiver mole e fresca, acabou de passar), entre outras informações.

Porém, esse conhecimento tem valor não apenas para os ecoturistas e os biólogos. De acordo com os autores de "Pegadas", Oswaldo Carvalho Júnior e Nelton Cavalcante Luz, esse conhecimento deve ser de interesse dos proprietários de terras também:

"Para a grande maioria dos proprietários de terras(...), a floresta é vista como um obstáculo a ser eliminado em busca da produtividade(...). Muitos não conseguem perceber a ligação entre o que a ciência e os meios de comunicação declaram ser de extrema importância ecológica em sua própria terra. Essa situação deve-se à ausência de material que descreva, para os produtores, a vida selvagem presente em suas propriedades, assim como o habitat que é controlado por ele."

E assim chegam a uma conclusão muito interessante e bonita:

"Não posso pensar em um modo melhor para provocar nas pessoas um interesse pela natureza que não seja através de seus hábitos e de suas pegadas, marcas vivas deixadas no ambiente. É comum as pessoas olharem para o chão e ignorarem as marcas que elas vêem, devido principalmente à falta de conhecimentos técnicos para sua identificação. Entretanto, apresentando-se uma ferramenta útil que ilustre não apenas as pegadas, mas os hábitos do animal que as deixou, despertará interesse e, mais provavelmente, apresentará aos proprietários um desafio e subseqüente paixão que estes nunca pensaram ser possível. Abrindo-se estas portas, um novo aliado da natureza terá sido conquistado, um feito especial, visto que este aliado tem o poder de decidir o futuro do habitat dos animais que fizeram aquelas pegadas."

Para auxiliar aqueles que gostariam de obter esse conhecimento fascinante, seguem abaixo 4 links para bons materiais sobre o assunto. Esses materiais abordam, mais especificamente, mamíferos da fauna da Mata Atlântica e Amazônia. 
Série Boas Práticas, Livro 3
Oswaldo Carvalho Júnior e Nelton Cavalcante Luz




 

Nome do Autor

Sobre o autor: Família, amigos, florestas, montanhas, praias, bichos, música, aventura, antropologia, história, ciência, literatura, audiovisual e, lá no fundo, talvez o João. ProjetoEntreSerras

0 comentários:

Postar um comentário