Suçuarana vagando à noite em Campos do Jordão


No ano passado uma câmera de segurança instalada no Capivari, bairro nobre da badalada cidade de Campos do Jordão, flagrou uma Suçuarana (Felis concolor) - também conhecida com Onça Parda ou Puma - a vagar pelas ruas desertas da cidade madrugada adentro. A alegria de ver uma imagem desse belo animal, escolhido como espécie símbolo de São Paulo, foi eclipsada pela noção de uma realidade cruel: antes de ser uma imagem surreal e improvável, esse acontecimento é reflexo de um triste processo da redução gradativa do habitat de nossos animais silvestres devido a expansão territorial humana, através de práticas na maioria das vezes criminosas como as queimadas. O texto que acompanha o vídeo no YouTube descreve muito bem algumas conseqüências desse processo:        

"No dia 5 de agosto de 2011, graças as queimadas na região, uma onça andou na madrugada pelas ruas do centro turístico de Campos do Jordão. Os incêndios nas matas são tantos que bandos de gaviões tem invadido o local para onde é levado o lixo doméstico, um casal de capivaras com seus filhotes estão residindo ha dias nos fundos de um posto de gasolina e outros animais estão a procura de alimentos na área urbana."

No caso da Suçuarana devemos levar em conta a caça desse animal, seja por fazendeiros querendo evitar ataques aos seus rebanhos seja por pura ignorância e medo da população em geral.
Se faz fundamental um plano de manejo que contemple a preservação da existência dessa espécie magnífica no ameaçado ecossistema da Serra da Mantiqueira. Que essas imagens sirvam como incentivo e conscientização. 

Assistam ao vídeo:

Nome do Autor

Sobre o autor: Família, amigos, florestas, montanhas, praias, bichos, música, aventura, antropologia, história, ciência, literatura, audiovisual e, lá no fundo, talvez o João. ProjetoEntreSerras

0 comentários:

Postar um comentário