V Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura


A quinta edição do "Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura" terá início nesta sexta (25 de Maio) e se estenderá até Domingo (27 de Maio) com atrações literárias que irão deixar ainda mais interessantes e acolhedoras as ruas de São Francisco Xavier, distrito de São José do Campos (a 138 km de São Paulo).

Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o Festival da Mantiqueira chega a sua quinta edição já consolidado no cenário literário, mas preservando o caráter intimista. "Nosso cuidado foi não tornar o evento grande demais. Queremos dar atenção para os autores e ter a chance de aproximá-los do público", diz o curador André Sturm.

Criado em 2008, a proposta do festival é aproximar escritores e leitores, e proporcionar o prazer da leitura. Durante o evento são realizados debates, shows, sessões de autógrafos com personalidades de renome nacional e internacional, bem como atividades para crianças.






 Programação



Sobre algumas das atrações

Neste ano, a programação foi montada com autores que estão em processo de criação, e outros, com obras prontas para serem lançadas. Assim, Ana Miranda, que fala com os estudantes no domingo, prepara a biografia de Xica da Silva, que integra coleção coordenada pelo historiador Eduardo Bueno. Ela será sucedida na mesa por Flávio Carneiro, que lança, em outubro, o infantil "Devagar e Divagando", pela editora Rocco.

Um dos principais críticos literários do País, José Castello também é romancista e ensaísta e pretende lançar, até o fim do ano, duas coletâneas: "Sábados Inquietos", pela Leya, e "As Feridas de um Leitor", pela Bertrand Brasil. Castello, que se apresenta na Tenda Principal sábado, às 17h30, prepara ainda um ensaio com o título provisório de "Aura". O livro, sobre o nascimento dos escritores, nasceu a partir de uma releitura de "Robinson Crusoe", de Daniel Defoe, primeiro romance lido por Castello, quando tinha apenas 9 anos.

Embora mais conhecidos em outras artes, a atriz Maitê Proença e o cantor e compositor Zeca Baleiro participam do evento: ela divide a mesa com Carola Saavedra no domingo enquanto ele fala no sábado à tarde e faz show à noite.
A Fundação Cassiano Ricardo ainda criou para o festival um estande exclusivo para escritores de São José dos Campos, que possibilita a comercialização e o lançamento de livros, além do contato direto do escritor da cidade com o público, fomentando assim a arte de escrever, incentivando a leitura e fomentando a literatura.

Nome do Autor

Sobre o autor: Família, amigos, florestas, montanhas, praias, bichos, música, aventura, antropologia, história, ciência, literatura, audiovisual e, lá no fundo, talvez o João. ProjetoEntreSerras

0 comentários:

Postar um comentário