Onde o continente é mais próximo à Ilha Anchieta
Dados Gerais
Onde Fica: Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Início no lado esquerdo da Praia da Enseada.
Atividades: Caminhada
Nível: Leve
Vídeo
Caderno de Viagem
24/09/2011

Chegamos na praia da Enseada por volta de 11h30 e pouco depois já estávamos começando a caminhada. A trilha começa do lado esquerdo da praia, em um caminho largo de pedra, quase uma estradinha. Passamos por dentro de algumas propriedades particulares (pelo menos era o que a placas diziam) e entramos numa trilha mais fechada. O caminho tem pouco desnível e quando algumas clareiras apareciam, era possível ter um gostinho da beleza do lugar que estávamos chegando. Acho importante ter um pouco de cuidado usando tênis e calça, já que a serra do Mar abriga algumas cobras venenosas. Durante a caminhada uma passou pela minha frente. Não sei dizer se era venenosa, mas acho que vale a prevenção.
Pouco mais de uma hora depois chegamos a um bifurcação. Era a saída para a primeira praia. Começamos a curta descida. Logo antes de chegar a praia, é preciso descer um morro bem inclinado, onde algumas cordas velhas nos ajudam a manter o equilíbrio. É uma mini escalada, mas muito mais divertida do que perigosa.
Enfim, a primeira praia - Praia de Fora - totalmente deserta, pequena e linda, com vista para Ilha Anchieta. Caímos direto na água. Algo que achei estranho foi a quantidade de lixo (garrafas pet, embalagens e até um botijão de gás) parados na borda. Fiquei na dúvida se aquilo tudo era lixo de turistas - o que seria um absurdo - ou se era trazido pelas marés, o que também não deixa de ser um absurdo.

Acho que pra quem está com pouco tempo e quer fugir das praias comuns e lotadas de Ubatuba, essas duas prainhas perdidas são uma ótima pedida. Além de curta, a trilha não é muito cansativa, e rola até de ir com crianças, como nós fomos, sem problema algum, apenas tendo um pouco mais de atenção.
Botar reparo
- Na distancia de 500 metros entre a Ponta do Espia e a Ilha Anchieta. É a distância mais curta entre o continente e a ilha. Tanto que na época em que a ilha funcionava como um presídio (há mais de 60 anos) uma guarda controlava o movimento da ilha observando tudo dessa mesma ponta, pelo fato de que alguns presos já haviam fugido a nado até ali. É possível até mesmo avistar as ruínas do presídio de lá.
Mapa
0 comentários:
Postar um comentário